História

Fundado por funcionários da prefeitura, recebeu o nome de Esporte Clube Municipal. Com essa denominação, disputa seu primeiro campeonato profissional em 1966, pela Quarta Divisão da época (atual Série B), repetindo o feito em 1967. Entre 1968 e 1970, participa da Terceira Divisão (atual A3). Após um hiato, retorna na mesma divisão nos anos de 1975 e 1976. Entre 1977 e 1980, oscila nas divisões menores.

Em 1981, surge para o Campeonato Paulista de Futebol o mesmo clube, mas com nova denominação: Esporte Clube Paraguaçuense. Com maior apoio oficial, o time participa até o ano de 1992 na Terceira Divisão. Em 1993, o "Azulão", como é mais conhecido na cidade, conquista o título de campeão da Segunda Divisão (atual A2). Contudo, o que deveria ser motivo de muita comemoração terminou em frustração, pois, neste ano, houve uma reestruturação na fórmula de disputa nas divisões organizadas pela Federação Paulista de Futebol e o Paraguaçuense não subiu.



Mascote


O  Esporte Clube Paraguaçuense, assim como outras equipes, adotou o pássaro Azulão para ser a sua mascote e pelo mesmo motivo que as demais. Na verdade, mais que uma mascote, “Azulão” é o apelido do clube originado da cor de seu uniforme que, na maioria das vezes, era inteiramente azul. Quando houve a necessidade de representar graficamente essa denominação, optou-se pela figura do pássaro azulão, comum no Brasil e dividido em três espécies. A mais encontrada é a Cyanocompsa brissonii, que pode ser avistada de Goiás até o Sul do Brasil.





                   Paulista Championship Trophy.png    Títulos

                        Competição                                               Títulos                                   Temporada                               
           Campeonato Paulista – Série A2                          1                                                1993


 

 Hino